sexta-feira, janeiro 26, 2007

A lua que eu te dei.


Dia desses estava passando na frente de uma loja de colchões. A propaganda da loja para chamar a atenção das pessoas no dia dos namorados eram fragmentos de músicas escritos nas vitrines da loja.

Uma das músicas era "A Lua que eu te dei" do Herbert Vianna, cantada por Ivete Sangalo.

A música ficou martelando na minha cabeça. Principalmente essa parte do "durma bem". Durma bem? Aí veio a dúvida: será que isso é um eufemismo para o popular descanse em paz? Será que o Herbert escreveu essa letra para a sua falecida esposa Lucy?

O acidente foi no dia 04 de fevereiro de 2001. A música está no CD da Ivete que foi lançado no final do ano 2000, ou seja, a música saiu antes. Não foi uma música escrita diretamente para a morte de Lucy.

"Posso te falar dos sonhos/ das flores/ de como a cidade mudou/ posso te falar do medo/ do meu desejo/ do meu amor/ posso te falar da tarde que cai/ e aos poucos deixa ver no céu A Lua/ que um dia eu te dei"

Não parece que ele está mostrando como as coisas estão agora depois que ela partiu? Além disso, ela deu a ela a Lua. Pessoas apaixonadas costumam fazer isso. Você imagina quantas pessoas poderiam clamar pela posse do satélite?

Quando meus tios reataram um casamento de muitos anos, sabe qual foi um dos gestos que ele fez? Ele ofereceu uma árvore a minha tia. A mais bonita, a mais vigorosa, a mais forte de um caminho que eles sempre passam. No dia em que eu passei nesse caminho com ela, ela me disse toda feliz: "Tá vendo aquela árvore ali? Pois é...ela é minha". É uma forma de dizer implicitamente o quanto a gente gosta de alguém. É caso da Lua.

"Posso falar da tarde que cai/e aos poucos deixa ver no céu a Lua/ que um dia eu te dei/ pra brilhar/ por onde você for/ me queira bem/ durma bem/ meu amor".

Lindo né? Virou propaganda de colchão...
Durma bem!!! hehehehehe...
É isso,
Frau Carolzinha...